Formas de tornar o pendrive bootável





Há três formas de instalar um sistema operacional no seu computador, pode ser pelo pendrive, cd ou dvd. A opção mais usada atualmente é o pendrive. Usando alguns destes metódos tu você pode deixá-lo pronto para o uso.

Programas:

1. Yumi

Este programa permite ao usuário colocar várias opções de distros e escolher simultaneamente entre elas, ele usa o GRUB(gerenciador de boot) para possibilitar isso. Além disso, ele não serve apenas para distros, como podem ser colocadas ferramentas de diagnóstico, clonagem de disco e outras opções.


                                           Download direto

Versão(ões): Apenas para Windows

2.Universal USB Installer

Este programa é uma versão mais fácil(se é que é possível) do anterior. O objetivo dele é ser direto e rápido. Por esse motivo ele não possui a capacidade de colocar mais de uma distro no pendrive e não pode colocar nada além de distros nele.


                                             Download direto

Versão(ões): Apenas para Windows

3. Unetbootin

Um programa bom que está nesta posição porque às vezes não é muito efetivo. Não tem as mesmas funções que o anterior, mas tem o diferencial de dar a possiblidade ao usuário de escolher qual distribuição baixar para colocar no pendrive, o que faz com que o usuário não precise ir no site da distro. (Isso conta como vantagem?).



Versão(ões): Windows, Mac e Linux.


Pelo terminal:

4. Comando ‘dd’:

 



Vá no terminal, copie e cole isto lá:

sudo dd if=/home/usuario/Downloads/arquivoiso.iso of=/dev/sdX bs=4M

* Nesta parte f=/dev/sdX , o sdb “aponta” para a localização do seu pendrive.Recomendo que abra o Gparted para saber “aonde” está. Assim como na imagem ao lado. Depois basta trocar a letra no ‘X’ daquela parte.


Postagens mais visitadas deste blog

Sites com ferramentas gratuitas- Parte 2

O que fazer depois de instalar o Manjaro

Instalação do Packet Tracer