Linux vs softwares e games do Windows


Vamos começar...



Até hoje as pessoas acreditam que o Linux não serve para jogos, que os maiores Triple A não estão disponíveis na plataforma e os que estão rodam em baixa performasse. Sim, há casos em que isso é verdade. A Valve se esforça bastante para possibilitar que nos “libertemos” das garras da Microsoft na dependência para poder jogar o jogos que tanto amamos. Um dos projetos mais recentes é o Proton.

Proton


Wine serve como base para o Proton e é dito pelos seus desenvolvedores que possui diversas melhorias tanto de compatibilidade como de performance em comparação com sua base. Aqui estão algumas melhorias:


Os jogos que possuem versões apenas para o Windows podem ser executados direto do cliente da steam

Maior compatibilidade com controles conectados ao computador

O suporte a fullscreen foi melhorado


Aqui estão alguns dos jogos que usam Proton e que já estão funcionando:


Wine


Esse é um projeto bastante antigo e usado para rodar programas do Windows. Para ajudar durante a instalação de softwares nós temos o Winetricks e na de jogos temos o PlayOnLinux, sendo ambos interfaces para facilitar as instalações. Deixando claro desde já, o Wine não é perfeito e por isso há perdas de perfomace e os recursos de X software dificilmente funcionará.

Site: Wine




Crossover


Um programa pago para variar, pode ser usado em trial. Dá ao usuário uma interface aonde ele pode instalar programas do Windows.

Site: Crossover

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites com ferramentas gratuitas- Parte 2

Instalação do Packet Tracer

Usando o Timeshift e pontos de restauração (Snapshot)